NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços
com Eletricidade

Curso Complementar NR 10/2004
"Segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP) e em suas Proximidades"
Obrigatório conforme exige a NR 10

Avaliação do Cliente

OBJETIVOS

Abrangendo todos os aspectos teóricos e práticos do conhecimento e ministrado por profissionais com experiência comprovada nas áreas de Operação e Manutenção de Instalações Elétricas e Segurança do Trabalho, o curso tem por objetivo:

- Proteger os Trabalhadores que interagem com instalações elétricas, inclusive os que atuam em suas proximidades para fins de outros serviços, mas igualmente expostos aos riscos dessa proximidade, a exemplo dos funcionários das empresas, que, mesmo não executando serviços ligados à redes energizadas, estejam ou permaneçam próximos delas.

- Qualificar Pessoal Técnico para Atividades de Projeto, Construção, Montagem, Operação e Manutenção de Instalações Elétricas e Serviços com Eletricidade. Desenvolver atitudes Profissionais que possam favorecer o Desempenho Individual e o Trabalho em Equipe, com preocupação na Segurança e Qualidade do Serviço executado.

DESTINADO A

O curso destina-se a pessoal do nível médio ao superior, sejam os formados em cursos técnicos, em universidades ou os que necessitem de qualificação e/ou atualização profissional.
Pré-requisito Obrigatório: Certificação no
Curso Básico da NR-10 para Trabalhadores Autorizados 

CONTEÚDO E ABRANGÊNCIA

Organização do Sistema Elétrico de Potencia - SEP. Organização do trabalho. Aspectos comportamentais. Condições impeditivas para serviços. Riscos típicos no SEP e sua Prevenção. Técnicas de Análise de Risco no S E P. Procedimentos de Trabalho - Análise e Discussão. Técnicas de Trabalho sob Tensão em Linha Viva, ao Potencial, em Áreas Internas, Trabalho à Distância, Trabalhos Noturnos e Ambientes Subterrâneos. Equipamentos e Ferramentas de trabalho. Sistemas de Proteção Coletiva. Equipamentos de Proteção Individual. Posturas e Vestuários de Trabalho. Segurança com Veículos e Transporte de Pessoas, Materiais e Equipamentos. Sinalização e Isolamento de Áreas de Trabalho. Liberação de Instalação para Serviço e para Operação e uso. Treinamento em Técnicas de Remoção, Atendimento e Transporte de Acidentados. Acidentes Típicos - Análise, Discussão, Medidas de Proteção. Responsabilidades.

Coordenação Técnica: Engº José Maurício da Silva Mello

Apresentador: Guanito Prado Alves Filho

Benefícios
40 horas de Capacitação, Documentação Técnica e Certificado
Os certificados somente serão entregues a participantes com freqüência mínima de 80% e média mínima de 7,0 nos testes


TRAINMAR Brasil   trainmar@trainmar.com.br  þ www.trainmar.com.br
Operado por RH Brasil Serviços Administrativos Ltda. – CNPJ: 02 753 295/0001- 00 - Santos – SP